COMO LANÇAR NOTAS, CONCEITOS E RELATÓRIOS ACADÊMICOS


O processo é feito em 7 partes:

  1. Fazer um ajuste nas Disciplinas
  2. Fazer um ajuste no cadastro de Funcionários
  3. Criar os Tipos de Notas
  4. Criar os Esquemas de Notas
  5. Definir as Notas Válidas por Esquema
  6. Definir os Esquemas por Disciplina
  7. Efetuar o Lançamento de Notas

Fazer um ajuste nas Disciplinas


No cadastro de Disciplinas, ajuste a coluna Avaliação (nota, conceito, relatório ou em branco), para que o lançamento de notas possa respeitar o critério informado.



Fazer um ajuste no cadastro de Funcionários


Informe no Cadastro de Funcionários aqueles que terão o direito de fazer ajustes nos Relatórios Acadêmicos. Selecione o funcionário, peça para alterá-lo, vá na aba de Observações e altere o campo Pode aprovar relatórios da Educação Infantil?



Criar os Tipos de Notas


Crie os Tipos de Notas que o Colégio usa (bimestres, trimestres, trabalhos, médias anuais, etc).



  1. Entre em Acadêmico >> Tipos de Notas

  2. Inclua as Notas que poderão ser usadas, informando um NOME para a nota e uma SIGLA. O Nome servirá para facilitar as referências e escolhas, quando, por exemplo, for lançar as notas de uma turma. A Sigla servirá para referências exclusivamente nas Fórmulas que indicam cálculos que o sistema tem que fazer para gerar médias (ver mais adiante).

Criar os Esquemas de Notas


Crie um Esquema de Notas, que é um conjunto de regras que identifica as notas que deverão ser lançadas e calculadas para que se obtenhas as médias de uma disciplina.





  1. Entre em Acadêmico >> Esquema de Notas

  2. Inclua os esquemas, dando a cada um nome que melhor identifique o seu significado, ou em que tipo de turmas será usado. A parte central da tela, informe as regras básicas de cálculo que se aplicam para o esquema, como o limite superior de nota, o número de casas decimais, as médias mínimas. Na parte de baixo, informe a fórmula que indica como calcular a nota que falta para o aluno passar de ano direto, baseando-se nas SIGLAS criadas no item 1, mais o número máximo de recuperações permitidas.

Definir as Notas Válidas por Esquema


Navegue do Esquema de Notas para as Notas Válidas. A idéia, aqui, é informar quais notas, do conjunto de notas existentes, são válidas para o esquema em questão e de que forma elas interagem para montar as médias periódicas.







Os seguintes campos serão pedidos:

  1. Período: escolha uma das notas registradas no sistema, preferencialmente na ordem em que elas serão lançadas ao longo do ano;
  2. Ordem: é sugerido automaticamente como o último mais 1, indica a real ordem em que as notas deverão ser lançadas ao longo do ano;
  3. Cabeçalho no Boletim: nem todas as notas precisam, nem devem, aparecer no boletim que os alunos levam para casa. Apenas preencha esta coluna para as notas que precisam aparecer, e com o texto que deverá aparecer no cabeçalho das colunas do período
  4. Nota, Recuperação, Média e Faltas: Só existem se o campo Cabeçalho no boletim foi informado. Indicam o texto e o tamanho da coluna que será impresso no boletim, com o valor da nota, da recuperação (se houver), da média e das faltas lançadas no período.
  5. Essa média fecha o boletim? informe SIM apenas na última nota do esquema (em geral, a Média Anual).
  6. Nota obrigatória? informe SIM se essa nota é imprescindível para o cálculo das médias. Informando NÃO, o sistema pode ignorar esta nota, expurgando-a do cálculo das médias que dependeriam dela.
  7. Liberado para digitação? informe SIM apenas durante o intervalo de tempo em que a Direção liberou os professores para lançar as notas do período, evitando que se alterem notas depois do prazo ou do boletim já impresso. A Direção terá mecanismos, se necessário, para alterar notas diretamente no cadastro delas. A liberação poderá ser feita também através de um processo explicado mais adiante.
  8. Fórmula para calcular a média: se a nota do período tiver que ser digitada, deixe em branco este campo. Se, no entanto, existir uma fórmula para ela, crie a expressão que a calcule, usando as Siglas indicadas no cadastro de Tipos de Nota, os Sinais aritméticos de + (mais), - (menos), * (multiplicação) e / (divisão) ou as funções MAIORENTRE() ou MEDIAENTRE(). Se tiverem dificuldades em criar a expressão, ou quiserem conferir se fizeram correto, avisem-nos que ajudaremos.
  9. Fórmula para saber se está em recuperação: informe a expressão que, em sendo verdade, indica que o aluno deverá ficar em recuperação no período (em geral, é algo do tipo "NOTA < valor" )
  10. Fórmula para recuperação: só existe se a coluna de recuperação, mais acima, foi preenchida. De forma similar, quando o aluno ficar em recuperação em um período, a média final deverá ser calculada usando uma expressão que pode envolver as Siglas, os Sinais, as Funções e mais expressões NOTA (indicando a nota calculada para o periodo antes da recuperaçãoo) ou RECUP (indicando a nota lançada para recuperação).


Definir os Esquemas por Disciplina


Indique os esquemas de cada disciplina, de cada turma, e crie a Grade dos Alunos, que é um espelho da Grade da Turma copiado para cada aluno, mas com espaço para o lançamento das notas, faltas, relatórios e médias finais.









  1. Selecione uma das turmas, no cadastro de turmas.
  2. Navegue para Grade da Turma
  3. Altere as disciplinas, uma a uma, e indique no campo Esquema, um dos esquemas recém-criado. Ao fazê-lo, você estará informando ao sistema as regras que aquela disciplina, em particular, deve ter para que se registrem as notas do aluno ao longo do ano e as médias que ele alcançará. Não é necessário que todas as disciplinas sigam as mesmas regras, logo, podem existir mais de um esquema na grade da turma. Mas atenção, pois essa operação é importantíssima!
  4. Depois de Navegue para Grade da Turma
  5. Clique em Gerar grade para Alunos, para que o sistema possa, enfim, gerar os espaços para armazenamento das notas para os alunos, segundo as regras indicadas. Por exemplo, se a regra indica que ao longo do ano o aluno, naquela disciplina, tem até 21 notas de vários tipos, o sistema gerará para ele 21 espaços de nota. Se forem apenas 3 relatórios, serão 3 espaços.
  6. Confirme a geração e, na tela, aparecerão os nomes dos alunos da turma, para os quais foram geradas as notas.
  7. Para conferir estes espaços, volte para a grade de disciplinas da turma e clique em Ver Notas no menu de navegação. Em seguida, selecione em um dos alunos e clique em Notas


Efetuar o Lançamento de Notas


Finalmente, vamos efetuar o lançamento de notas. Para isso, são necessários 5 passos:

  1. Liberar as permissões de lançamento para os professores, em duas operações diferentes, ambas na área Acadêmica: "Lançamento de Relatórios Acadêmicos" (na região de processamentos) e "Espaço para Lançamento de Notas e Conceitos" (na região de arquivos).






  2. Liberar os períodos para lançamento - entre no Esquema de Notas, navegue para as Notas Válidas, marque os períodos que deseja liberar o lançamento e clique no botão Liberar para lançamento. Os períodos liberados ficarão em cor Verde. Em Azul aparecem os períodos cujas médias são calculdas, e não digitadas. Em Laranja, o período final. Para finalizar o período para lançamentos, o procedimento é similar, mas o botão será o de Finalizar




  3. Fazer o professor se logar e clicar no Lançamento de Notas ou de Relatórios




  4. Se ele escolher o Lançamento de Relatórios, deverá em seguida selecionar uma de suas turmas/disciplinas cuja avaliação seja baseada em Relatório, um dos períodos liberados para lançamento e um dos alunos. O sistema fará uma tentativa de ler o relatório atualmente escrito e o trará para tela, se já existir, e, se o relatório já houver sido corrigido pela Direção, um alerta será disparado. Os textos poderão ser digitados utilizando a barra de formatação, em muito similar à do Word. Ao finalizar, o texto será regravado (exceto se já tiver sido confirmado pela Direção.




  5. Se o professor escolher Lançamento de Notas/Conceitos, deverá escolher uma de suas turmas/disciplinas cuja avaliação seja baseada em Notas ou Conceitos e um dos períodos. O sistema responderá exibindo em uma tela o conjunto de alunos da turma, com os campos Nota (ou Conceito) e Faltas liberados para digitação ou redigitação, caso já tenha sido digitado antes.