COMO LANÇAR NOTAS, CONCEITOS E RELATÓRIOS ACADÊMICOS
O processo é feito em 7 partes:
- Fazer um ajuste nas Disciplinas
- Fazer um ajuste no cadastro de Funcionários
- Criar os Tipos de Notas
- Criar os Esquemas de Notas
- Definir as Notas Válidas por Esquema
- Definir os Esquemas por Disciplina
- Efetuar o Lançamento de Notas
Fazer um ajuste nas Disciplinas
No cadastro de Disciplinas, ajuste a coluna Avaliação (nota, conceito, relatório ou em branco), para que o lançamento de notas possa respeitar o critério informado.
Fazer um ajuste no cadastro de Funcionários
Informe no Cadastro de Funcionários aqueles que terão o direito de fazer ajustes nos Relatórios Acadêmicos. Selecione o funcionário, peça para alterá-lo, vá na aba de Observações e altere o campo Pode aprovar relatórios da Educação Infantil?
Criar os Tipos de Notas
Crie os Tipos de Notas que o Colégio usa (bimestres, trimestres, trabalhos, médias anuais, etc).
- Entre em Acadêmico >> Tipos de Notas
- Inclua as Notas que poderão ser usadas, informando um NOME para a nota e uma SIGLA. O Nome servirá para facilitar as referências e escolhas, quando, por exemplo, for lançar as notas de uma turma. A Sigla servirá para referências exclusivamente nas Fórmulas que indicam cálculos que o sistema tem que fazer para gerar médias (ver mais adiante).
Criar os Esquemas de Notas
Crie um Esquema de Notas, que é um conjunto de regras que identifica as notas que deverão ser lançadas e calculadas para que se obtenhas as médias de uma disciplina.
- Entre em Acadêmico >> Esquema de Notas
- Inclua os esquemas, dando a cada um nome que melhor identifique o seu significado, ou em que tipo de turmas será usado. A parte central da tela, informe as regras básicas de cálculo que se aplicam para o esquema, como o limite superior de nota, o número de casas decimais, as médias mínimas. Na parte de baixo, informe a fórmula que indica como calcular a nota que falta para o aluno passar de ano direto, baseando-se nas SIGLAS criadas no item 1, mais o número máximo de recuperações permitidas.
Definir as Notas Válidas por Esquema
Navegue do Esquema de Notas para as Notas Válidas. A idéia, aqui, é informar quais notas, do conjunto de notas existentes, são válidas para o esquema em questão e de que forma elas interagem para montar as médias periódicas.
Os seguintes campos serão pedidos:
- Período: escolha uma das notas registradas no sistema, preferencialmente na ordem em que elas serão lançadas ao longo do ano;
- Ordem: é sugerido automaticamente como o último mais 1, indica a real ordem em que as notas deverão ser lançadas ao longo do ano;
- Cabeçalho no Boletim: nem todas as notas precisam, nem devem, aparecer no boletim que os alunos levam para casa. Apenas preencha esta coluna para as notas que precisam aparecer, e com o texto que deverá aparecer no cabeçalho das colunas do período
- Nota, Recuperação, Média e Faltas: Só existem se o campo Cabeçalho no boletim foi informado. Indicam o texto e o tamanho da coluna que será impresso no boletim, com o valor da nota, da recuperação (se houver), da média e das faltas lançadas no período.
- Essa média fecha o boletim? informe SIM apenas na última nota do esquema (em geral, a Média Anual).
- Nota obrigatória? informe SIM se essa nota é imprescindível para o cálculo das médias. Informando NÃO, o sistema pode ignorar esta nota, expurgando-a do cálculo das médias que dependeriam dela.
- Liberado para digitação? informe SIM apenas durante o intervalo de tempo em que a Direção liberou os professores para lançar as notas do período, evitando que se alterem notas depois do prazo ou do boletim já impresso. A Direção terá mecanismos, se necessário, para alterar notas diretamente no cadastro delas. A liberação poderá ser feita também através de um processo explicado mais adiante.
- Fórmula para calcular a média: se a nota do período tiver que ser digitada, deixe em branco este campo. Se, no entanto, existir uma fórmula para ela, crie a expressão que a calcule, usando as Siglas indicadas no cadastro de Tipos de Nota, os Sinais aritméticos de + (mais), - (menos), * (multiplicação) e / (divisão) ou as funções MAIORENTRE() ou MEDIAENTRE(). Se tiverem dificuldades em criar a expressão, ou quiserem conferir se fizeram correto, avisem-nos que ajudaremos.
- Fórmula para saber se está em recuperação: informe a expressão que, em sendo verdade, indica que o aluno deverá ficar em recuperação no período (em geral, é algo do tipo "NOTA < valor" )
- Fórmula para recuperação: só existe se a coluna de recuperação, mais acima, foi preenchida. De forma similar, quando o aluno ficar em recuperação em um período, a média final deverá ser calculada usando uma expressão que pode envolver as Siglas, os Sinais, as Funções e mais expressões NOTA (indicando a nota calculada para o periodo antes da recuperaçãoo) ou RECUP (indicando a nota lançada para recuperação).
Definir os Esquemas por Disciplina
Indique os esquemas de cada disciplina, de cada turma, e crie a Grade dos Alunos, que é um espelho da Grade da Turma copiado para cada aluno, mas com espaço para o lançamento das notas, faltas, relatórios e médias finais.
- Selecione uma das turmas, no cadastro de turmas.
- Navegue para Grade da Turma
- Altere as disciplinas, uma a uma, e indique no campo Esquema, um dos esquemas recém-criado. Ao fazê-lo, você estará informando ao sistema as regras que aquela disciplina, em particular, deve ter para que se registrem as notas do aluno ao longo do ano e as médias que ele alcançará. Não é necessário que todas as disciplinas sigam as mesmas regras, logo, podem existir mais de um esquema na grade da turma. Mas atenção, pois essa operação é importantíssima!
- Depois de Navegue para Grade da Turma
- Clique em Gerar grade para Alunos, para que o sistema possa, enfim, gerar os espaços para armazenamento das notas para os alunos, segundo as regras indicadas. Por exemplo, se a regra indica que ao longo do ano o aluno, naquela disciplina, tem até 21 notas de vários tipos, o sistema gerará para ele 21 espaços de nota. Se forem apenas 3 relatórios, serão 3 espaços.
- Confirme a geração e, na tela, aparecerão os nomes dos alunos da turma, para os quais foram geradas as notas.
- Para conferir estes espaços, volte para a grade de disciplinas da turma e clique em Ver Notas no menu de navegação. Em seguida, selecione em um dos alunos e clique em Notas
Efetuar o Lançamento de Notas
Finalmente, vamos efetuar o lançamento de notas. Para isso, são necessários 5 passos:
- Liberar as permissões de lançamento para os professores, em duas operações diferentes, ambas na área Acadêmica: "Lançamento de Relatórios Acadêmicos" (na região de processamentos) e "Espaço para Lançamento de Notas e Conceitos" (na região de arquivos).
- Liberar os períodos para lançamento - entre no Esquema de Notas, navegue para as Notas Válidas, marque os períodos que deseja liberar o lançamento e clique no botão Liberar para lançamento. Os períodos liberados ficarão em cor Verde. Em Azul aparecem os períodos cujas médias são calculdas, e não digitadas. Em Laranja, o período final. Para finalizar o período para lançamentos, o procedimento é similar, mas o botão será o de Finalizar
- Fazer o professor se logar e clicar no Lançamento de Notas ou de Relatórios
- Se ele escolher o Lançamento de Relatórios, deverá em seguida selecionar uma de suas turmas/disciplinas cuja avaliação seja baseada em Relatório, um dos períodos liberados para lançamento e um dos alunos. O sistema fará uma tentativa de ler o relatório atualmente escrito e o trará para tela, se já existir, e, se o relatório já houver sido corrigido pela Direção, um alerta será disparado. Os textos poderão ser digitados utilizando a barra de formatação, em muito similar à do Word. Ao finalizar, o texto será regravado (exceto se já tiver sido confirmado pela Direção.
- Se o professor escolher Lançamento de Notas/Conceitos, deverá escolher uma de suas turmas/disciplinas cuja avaliação seja baseada em Notas ou Conceitos e um dos períodos. O sistema responderá exibindo em uma tela o conjunto de alunos da turma, com os campos Nota (ou Conceito) e Faltas liberados para digitação ou redigitação, caso já tenha sido digitado antes.